quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Proteínas

As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e preenchem 50% ou mais de seu peso seco. São achadas em todas as partes de todas as células, por ser fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares.
Para que serve as proteínas?
A proteína é essencial para a nutrição do nosso corpo, é ingerida pelo estômago durante a digestão e sintetizada por enzimas que fornecem aminoácidos ao nosso organismo, que são responsáveis por fontes de nitrogênio.
Elas exercem funções diversas, como:

- Catalisadores;

- Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis;

- Armazenamento (ferritina);

- Veículos de transporte (hemoglobina);
 
- Hormônios;

- Anti-infecciosas (imunoglobulina);

- Enzimáticas (lipases);

- Nutricional (caseína);

- Agentes protetores.

Contexto Histórico: 
As proteínas foram descobertas no século XIX através de estudos realizados principalmente com sangue e ovos. Na época, um doa materiais orgânicos mais estudados eram as claras de ovo de aves, que são chamadas de albume. O fato da clara do ovo se solidificar quando exposta ao aquecimento deixava os cientistas muito intrigados, assim como também acontecia com outras substâncias encontradas no leite e no sangue. Essas substâncias foram chamadas de albuminóides por terem características muito parecidas com o albúmen.
Após anos de pesquisas, foram descobrindo que havia muitos outros compostos albuminóides em nosso corpo.
O termo proteína foi utilizado pela primeira vez em 1838, por um químico holandês chamado Gerardus Johannes Mulder. E com o passar do tempo os interesses pelas proteínas só cresciam e os estudos estavam se tornando cada vez mais detelhistas. Descobriram a presença dos aminoácidos e de 1900 pra cá já foram indentificados 20 aminoácidos.

Imagem cedida pela página da web:
http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/11371/ciencia-e-tecnologia/identificado-aminoacido-ligado-ao-metabolismo-da-proteina-nas-celulas

Fonte: http://www.infoescola.com/bioquimica/proteinas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário